Semana Internacional de Educação de Adultos

Semana Internacional de Educação de Adultos

 A Semana Internacional de Educação de Adultos (International Adult Learners Week) abrange atualmente várias designações - Adult Learners Weeks or Lifelong Learning Days, Learning Festivals, or Literacy Weeks em diversos níveis - nacional, regional ou local e nos mais diversos períodos do ano - Março, Maio, Setembro ou Novembro.


Estas Semanas realizam-se em mais de 55 países de todos os continentes e constituem um meio excecional para a promoção da Aprendizagem ao Longo da Vida, estimulando e suscitando interesses, preocupações e procura de aprendizagens.


A primeira Semana da Aprendizagem de Adultos (Adult Learners’ Week) surgiu no Reino Unido, em 1992, num contexto de cortes e mudanças nos gastos públicos relacionados com a educação de adultos. O NIACE (Instituto Nacional para a Educação Contínua de Adultos) desenvolveu a ideia de um festival de aprendizagem. O objetivo dessa semana era destacar os benefícios sociais de aprendizagem, procurando chegar, em particular, às comunidades e indivíduos excluídos de oportunidades de aprendizagem, com o objetivo de os motivar a participar em atividades de aprendizagem.


Esta iniciativa surgiu posteriormente na Austrália e na Jamaica (1995), na África do Sul (1996), bem como na Bélgica (Flandres), na Eslovénia e na Suíça (1996).


Em 1997, na CONFINTEA V, lançaram-se as bases para o desenvolvimento de uma Semana Internacional de Educação de Adultos, o que veio a refletir-se num número crescente de países em todo o mundo a juntar-se ao movimento e a criar o seu próprio festival.


Obviamente, há que ter em atenção as diferenças económicas e sociais de cada país mas, no seu conjunto, constituem uma rede internacional de dinâmicas de mobilização para a aprendizagem e participação ativa.


Apesar das diferenças entre si, estas Semanas partilham uma lógica de base comum e têm os mesmos objetivos-chave:


- São ferramentas de apoio que visam aumentar a visibilidade e perfil dos adultos e a aprendizagem ao longo da vida;


- Funcionam como campanhas de mobilização para atrair e motivar as pessoas a participar em atividades de aprendizagem.


As Semanas “Aprender ao Longo da Vida”- comemoram os benefícios da aprendizagem e os próprios alunos. Usam meios não convencionais para retratar a educação e a sua importância, de uma forma convivial e lúdica.


No entanto, as Semanas ALV não pretendem, de modo algum, ser um fim em si mesmo: contêm um potencial instrumental e estratégico para a criação de ambientes de aprendizagem e ajudam a construir sociedades de aprendizagem.


Alguns sites de Semanas de diversos países que pode consultar:


Austrália (http://adultlearnersweek.org/


Suíça (http://www.alice.ch/fr/festival-formation/


Canadá - Quebeque (http://www.adulteenformation.com/en/


Reino Unido (http://www.alw.org.uk/)


Eslovénia (http://llw.acs.si/about/)