Prémio


O Júri do Prémio Semana ALV constituído por Ana Cláudia Valente (Presidente), Ana Maria Canelas e José Alberto Leitão já deliberou sobre a entidade vencedora.

O Prémio será atribuído à pessoa ou entidade durante o II Encontro Nacional de Educação e Formação de Adultos, promovido pela Associação O Direito de Aprender, que irá decorrer no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian em Lisboa no dia 9 de Novembro.


Este prémio visa reconhecer uma entidade ou pessoa que, nos anos 2011 e 2012, se tenha destacado pelo desenvolvimento de ações de aprendizagens de adultos através de programas ou projetos eficazes e inovadores.

 

Regulamento ›››

Quem são os elementos do Júri:

 

Ana Cláudia Valente (Presidente)

Licenciada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, com uma pós-graduação em Economia e Políticas Públicas e um mestrado em Políticas e Gestão de Recursos

Humanos pelo ISCTE, está atualmente a doutorar-se em Economia, também pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

De 1996 a 2004 foi Coordenadora dos Estudos Sectoriais Prospetivos do INOFOR.

É investigadora no DINÂMIA-CET (ISCTE) e no CEPCEP (UCP). Desde Junho de 2010, é também membro da Direção do CEPCEP.

As suas áreas de investigação são educação e formação, evolução das qualificações e competências, capital humano, inovação e crescimento económico.

Ana Maria Canelas

Licenciada em Sociologia, na área de Sociologia do Trabalho, pelo ISCTE é técnica superior assessora do Ministério da Educação exercendo atualmente funções no Conselho Nacional de Educação (CNE).

Foi Vice-presidente da Agência Nacional para a Qualificação (ANQ) e coordenou projetos e departamentos na ANEFA (ME/MTSS), na DGFV (ME) e no IQF (MTSS).

Toda a sua atividade profissional se desenvolveu nos domínios da educação e formação, nomeadamente na conceção e implementação de programas e projetos de desenvolvimento dos níveis de qualificação da população adulta e das políticas de combate ao insucesso e abandono escolar precoce, no âmbito da escolaridade obrigatória.

José Alberto Leitão

Licenciado em História, pela Faculdade de Letras de Lisboa, com uma pós-graduação em Educação e Desenvolvimento, da Universidade Nova de Lisboa.

Exerceu desde 1989 vários cargos dirigentes no Ministério da Educação (ME), no âmbito do Ensino Recorrente e da Educação Extraescolar.

Foi Vogal da Comissão Instaladora da Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos (ANEFA).

Recentemente exerceu as funções de Diretor do Centro Nacional de Formação de Formadores (CNFF) e Diretor do Departamento de Formação Profissional, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFF). Representou o ME e o IEFP em vários grupos de trabalho, a nível europeu, no âmbito da educação e formação de adultos.