Banco de Tempo de Cascais: Feira de Trocas e Exposição de fotografias

O Banco de Tempo é uma iniciativa para a qual todos os seus membros dão e recebem tempo. Prestam serviços vários a pessoas que requisitam e receberão, em troca, outros do seu interesse. 

O valor de contabilização do serviço é unicamente o tempo gasto na realização da tarefa, realizada a título não profissional e em prestação voluntária. Em Portugal existe desde 2001, implementado e coordenado pela associação Graal. Em 2008 criámos o Banco de Tempo de Cascais promovido pela Câmara Municipal, sediado no Laboratório de Aprendizagens, espaço que promove a partilha de experiências entre profissionais de educação, numa perspetiva de autoformação.

As tarefas trocadas, individualmente ou em grupo, são de âmbito doméstico, cultural, desportivo, ecológico.

Esta estrutura potencia a criação de laços de afeto e entreajuda e ajuda a recuperar o sentido de confiança comunitário. Valoriza o potencial de saberes, independentemente do modo como foram adquiridos. 

Gostamos de chamar talentos a esses saberes por serem mais do que meros objetos de conhecimento. Estão investidos de um envolvimento e significado pessoal do contexto de vida em que surge, é mobilizado e passado a outros. O valor atribuído é sobretudo o do uso que lhe dele se faz e dos encontros que permite.

A propósito da comemoração dos 10 anos de Banco de Tempo em Portugal, vários membros e amigos do Banco de Tempo de todo o país reuniram algumas fotografias sobre o tema do Tempo, agora no nosso espaço. A Feira de Trocas e Partilha é uma proposta de alguns dos membros que vai acontecer dia 10 de Novembro, sábado, entre as 14h30h e as 18h30h, no Laboratório de Aprendizagens.

Esta iniciativa permite fazer troca direta ou venda a preço máximo de 1,00€ em bom convívio e partilha. Os objetos fazem parte da nossa história mas, por vezes, vão alterando o seu significado ao longo do tempo. Venha trocar, dar, reutilizar, dar vida nova e novos donos às suas «coisas».

 

Contatos da entidade organizadora:

       Telefone: 214,685,404

       Email: banco.tempo.cascais@gmail.com

Data de Início: 
Sábado, 10 Novembro, 2012 -
14:30 to 18:30
Local: 
POINT (-9.3919514 38.7040031)
localização: 
Rua Vale de Santa Rita, 47-B
Estoril
2765-296 Estoril
Portugal