Balanço da I Semana ALV

Balanço da I Semana ALV

Terminou a I Semana Aprender ao Longo da Vida e podemos dizer que esta primeira iniciativa teve um balanço muito positivo. Realizaram-se mais de 30 Atividades Locais em 12 localidades diferentes. O II Encontro EFA na Fundação Gulbenkian foi uma prova da diversidade e da vitalidade da área da Educação de Adultos. Nesse Encontro foi entregue o Prémio Semana ALV ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Henriques Nogueira. Por isso, vamos fazer todos os esforços para que em 2013 se concretize a II Semana ALV onde esperamos que a adesão a esta iniciativa seja muito maior e ainda com mais impacto. 

II Encontro EFA

No auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian estiveram presentes cerca de 200 participantes e para aqueles que não puderam estar presentes foi possível seguir online o Encontro através do site da Semana ALV.

O Encontro iniciou-se com um painel constituído por três intervenções muito fortes de pessoas com uma reflexão importante na área da Educação de Adultos: Alberto Melo e Licínio Lima pela parte portuguesa e Timothy Ireland que fez uma intervenção (em português) intitulada “A educação de adultos na agenda inter/nacional em tempos de transição: por onde navegaremos?”

Seguiram-se, ao longo de todo o dia, Comunicações e relatos de Boas Práticas que abordaram temas muito diversificados e que foram desde um Boa Prática centrada nos lenços dos namorados, até ao acesso à universidade para os “maiores de 23” passando pelo e-learning, desenvolvimento local, educação comunitária, Novas Oportunidades, Universidades Séniores e muitos outros temas. Integrada nas Comunicações, tivemos ainda o contributo de Marie Christinne.Presse que nos veio falar da sua experiência de formação de formadores em França.

Contámos, no final, com o "olhar" sobre o Encontro partilhado por Rui Canário, um relator do Encontro bem atento, que nos ajudou a pensar de uma forma mais global partindo da diversidade dos contributos trazidos pelos participantes. E tivemos, finalmente, algumas palavras da Presidente do Conselho Nacional de Educação, Ana Maria Bettencourt. 

Carlos Ribeiro que, além de ter apresentado uma comunicação, esteve presente também como correspondente da European InfoNet Adult Education em Portugal, já disponibilizou no YouTube um vídeo com alguns momentos do II Encontro EFA

 

Prémio Semana ALV

O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Henriques Nogueira mereceu a atenção do Júri do Prémio Semana ALV por ter vindo a implementar um conjunto de processos e espaços de formação “alternativos”, com o objetivo de complementar os processos de RVCC definidos. Estes espaços caracterizam-se por uma considerável diversidade de formatos e de temas de interesse, atuais e de grande utilidade. Recorrem a atores diversos, fora do campo tradicional da educação e a meios de comunicação complementares – o cinema, a música, o espaço da cidade – incentivando a leitura e a participação direta dos adultos. 

A diversidade e o número de atividades que o CNO da Escola Secundária Henriques Nogueira revela um grande dinamismo e capacidade de concretização.

Em breve revelaremos mais detalhes sobre esta entidade vencedora. 

Atividades Locais

Foi surpreendente o que surgiu de diversidade, tanto de temas como de formas, nas Atividades Locais que se realizaram de norte a sul do país, incluindo na Madeira. Gostaríamos de dar visibilidade a essa variedade em imagens, no site da Associação Direito de Aprender.

Estamos convictos que esta iniciativa será retomada nas futuras Semanas ALV que a Associação O Direito de Aprender virá a realizar nos próximos anos. 

Todos os que este ano foram pioneiros nesta iniciativa podem contribuir para alimentar a imaginação dos futuros interessados em participar. Para isso, era importante que nos enviassem um registo o mais exaustivo possível da ação desenvolvida em diversos meios, como fotografia ou vídeo. Estes registos poderão servir de exemplo para outras entidades que venham a querer participar nas futuras Semanas ALV. No próximo ano iremos organizar mais uma Semana ALV e esperamos contar com muitas mais adesões.