Ainda o prémio Semana ALV

Prémio Semana ALV

Como já noticiámos anteriormente, o prémio Semana ALV (entregue durante o Encontro EFA) foi atribuído ao Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Henriques Nogueira. de Torres Vedras. A grande interacção que se tem estabelecido entre o CNO e a comunidade, as dinâmicas da sua equipa e a centralidade dada ao adulto têm sido fatores de valorização deste CNO e, consequentemente, da sua relevância na e para a comunidade. 

Este Centro Novas Oportunidades, inserido numa escola onde as ofertas formativas para adultos sempre tiveram o seu lugar, constituiu-se como um “herdeiro” natural dessa oferta/procura, tendo-se assumido, graças às dinâmicas implementadas desde Setembro de 2008, como uma grande porta de entrada de adultos que têm procurado uma oportunidade de formação e qualificação. 

Para além do trabalho inerente às diversas dimensões do CNO, desde cedo a equipa sentiu necessidade de implementar um conjunto de processos de suporte aos processos de RVCC que visariam a criação de espaços de formação alternativos/complementares ao trabalho realizado pela equipa.

Para além desse objetivo, as atividades a implementar contribuiriam também para o reforço de laços entre adultos e adultos/equipa, assim como para uma maior interação destes com a restante comunidade escolar. 

Sendo que muitas das atividades se concretizariam também graças a colaborações diversas ancoradas na nossa comunidade, a sua implementação contribuiria também uma forte dimensão de abertura ao meio. 

Foi com estes objetivos que nasceram e cresceram os seguintes projetos:

QUINTA DO CINEMA

Ciclo de cinema / debate iniciado a 3 de Dezembro de 2009

PALESTRAS DO CNO

Ciclo de palestras em torno de temáticas consideradas relevantes, para as quais convidámos elementos da nossa comunidade ou a ela ligadas

NOVAS OPORTUNIDADES A LER +

Conjunto de iniciativas promotoras do livro e da leitura

PALAVRAS COM VIDA

Ciclo de palestras implementado no início deste ano, no qual é dada voz aos adultos que já terminaram os seus processos e que foram desafiados a serem parceiros ativos do CNO. 

Para conhecerem melhor as atividades e vertentes de atuações deste CNO propomos que:

- Visionem o vídeo construído pela sua equipa em que é apresentada uma breve história do Centro e se dá visibilidade ao processo de reconhecimento e validação de competências  http://vimeo.com/46592500 

- Acedam ao Facebook do Centro, onde podem tomar contacto com muitas das outras vertentes de trabalho do Centro, muitas delas direcionadas para a intervenção mais aberta à comunidade local.

Facebook do CNO - Henr. Nogueira